Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

08-01-2012

Porto Seguro adere ao uso das TIC

Professores das três unidades passaram por capacitação. Interação e criatividade foram os destaques ao final da formação.

Transformar o dia a dia escolar e as ideias pedagógicas em produção audiovisual por meio de stop motion e publicá-las em um ambiente na rede. Foram esses os resultados das oficinas promovidas durante o ano de 2011 nas unidades Morumbi, Panamby e Valinhos da Escola Visconde de Porto Seguro.

O trabalho, baseado no uso das TIC, teve início com a distribuição de Mac Books e com o contato inicial dos professores com as bases da educação digital. Durante a experiência, os professores também vivenciaram o aprendizado em parceria, o que facilitou o foco no uso pedagógico dos aplicativos com os quais trabalhavam na formação e a transferência das informações para a sala de aula. Todo o processo foi compartilhado com os demais docentes por meio de comentários nas salas de fórum. No ambiente, os professores perceberam que poderiam transformar o espaço em um local de apoio ao próximo e inspiração.

Para a professora Luciana Pereira, da unidade Panamby, as palavras compartilhar, comunicação e recursos tecnológicos tornaram-se a concepção do ato de educar. “O planejar deve ser uma ação conjunta, sempre apoiada nos recursos tecnológicos, e as habilidades de comunicação permeiam todo o processo: planejamento, atuação e avaliação. A tecnologia está cada vez mais nas mãos dos nossos alunos, e nós, professores, devemos utilizá-la como recursos em nossas aulas”.

Foi com este espírito que os demais docentes encararam os desafios que surgiram durante o processo e transformaram a ansiedade inicial em resultados e novas experiências com os alunos.

TIC