Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

08-01-2012

Curso Desafio Digital forma sua primeira turma em Sergipe

Iniciado em maio de 2011, o programa incentivou os estudantes a entenderem o mundo da internet e a desenvolver aplicativos.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) entregou, em 21/07, o certificado de conclusão aos formandos no curso “Desafio Digital”, realizado com parceria entre a Seed, a Microsoft e o Instituto Paramitas.

O curso contou com a participação de 83 alunos da rede estadual. O Instituto Paramitas, um dos parceiros na realização do curso “Desafio Digital”, premiou com notebooks os dois melhores alunos do curso. Um dos premiados foi José Pedro Santos, 18, que estuda na Escola Estadual Silvio Romero (Lagarto). “Gostei muito do curso e acho importante para a gente que quer seguir no ramo da informática. É uma base para o nosso futuro”, declarou o estudante.

O outro premiado foi Lucas dos Santos Silva, 24. “Foi muito bom fazer este curso porque aprendemos a trabalhar em grupo, o que é muito requisitado hoje pelas empresas. Além disso, foi uma boa base para quem nunca teve oportunidade de se envolver com informática. Descobrimos que é uma área na qual podemos trabalhar”, declarou.

O aluno Edmilson Rocha dos Santos Júnior também ressaltou a importância do curso para o futuro profissional. “O curso fez com que a gente adquirisse maior entendimento sobre como funciona um site, a programação de um robô e de um vídeo game. Tudo isso faz com que os alunos venham a crescer e conhecer áreas que poderão ser o seu futuro profissional”, disse.

Quem também se mostrou satisfeita foi a aluna Adriana Lima. “O curso trouxe várias oportunidades e nos mostrou o mundo mágico da tecnologia da informação. O mercado de trabalho está abrindo carreiras vantajosas nessa área, e essa foi uma grande oportunidade para os estudantes da rede pública”, afirmou.

Oportunidades de trabalho

Segundo o coordenador de Informática da Seed, José Everton Siqueira Santos, o curso foi todo realizado na modalidade a distância, abordando três temas: website, simulador de robôs e games. Os alunos se organizavam em duplas para desenvolver programas.

“É uma oportunidade para eles desenvolverem o conhecimento em tecnologia de informação e conseguir entrar no mercado de trabalho. O trabalhador que não estiver antenado com as tecnologia de informação e comunicação não será um bom profissional”, disse Everton.

A gerente de Negócios de Governo da Microsoft, Ana Carla Marques, ressaltou a necessidade dessa iniciativa para incentivar os alunos da rede estadual. “A Microsoft acredita na utilização da tecnologia no ambiente de aula como uma forma de melhorar a capacidade de aprendizado. A existência do computador na sala de aula não vai fazer com que o aluno aprenda, mas vai despertar o interesse no aprendizado”, afirmou.

A diretora de Parcerias do Instituto Paramitas, Cláudia Stippe, destacou que o curso revelou talentos. Segundo ela, cerca de 2.500 alunos sergipanos da rede estadual passaram por um processo de seleção, dos quais 248 foram aprovados. Desse total, 83 se inscreveram no curso e 49 concluíram. “É um curso mais aprofundado, pois eles precisam criar uma página para web, fazer programa para um robô e desenvolver um game. Mas o melhor de tudo é que tivemos muitos talentos despertados”, explicou.

O diretor da Divisão de Tecnologia de Ensino (Dite), Galvani Alves Mota, ressaltou a importância do curso para os alunos da rede estadual. “Essa formação é uma proposta inovadora em Sergipe, na qual o aluno tem a possibilidade de trabalhar a tecnologia de uma forma mais ampla, mais técnica na área de criação de softwares e de jogos. Isso é muito importante, sobretudo para os alunos da escola pública”, disse.

Fonte: SEED – Sergipe

TIC