Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

04-12-2015

Pesquisa aponta entraves da aquisição de tecnologia educacional

As aquisições de tecnologia educacional do país são focadas em hardware e esquecem os programas de apoio para o uso pedagógico dos aparelhos. Essa foi a constatação da pesquisa “Compras de tecnologia e inovação pelos órgãos públicos de educação: análise de entraves e proposta de aquisição” que mapeou os processos de aquisição de produtos tecnológicos educacionais. O estudo foi realizado pela Iniciativa para Inovação na Educação Brasileira com apoio da InternetLab. 

A partir do mapeamento de quais mecanismos são usados para a compra de recursos tecnológicos foi possível avaliar quais as barreiras encontradas nesses processos e como podem ser criados novos critérios de avaliação e compra de produtos.  Para chegar aos resultados foram consultados editais, realizadas entrevistas com gestores públicos e empreendedores da área de tecnologia.

Outros entraves apontados na pesquisa são a mistura entre quem faz a compra dos produtos e quem os utilizam, neste caso a equipe de TI é responsável por acompanhar todos os processos e está centrada em hardware e manutenção dos equipamentos. Além disso, existem problemas no âmbito político, necessidades diferentes em diversos pontos do país, variedade de tipos de compras feitas pelos gestores e a conexão com a rede, entre outras.

Para fechar a pesquisa mostra as experiências de São Paulo, Minas Gerais, Ceará e o caso internacional do Centro Ceibal, no Uruguai.

Confira a pesquisa completa

TIC