Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

02-05-2013

Curso: Introdução à Produção editorial Acessível

Se você tem interesse em conhecer formas de acessibilidade em textos e imagens para pessoas com deficiência visual, venha participar do curso Introdução à Produção Editorial Acessível, uma parceria do Instituto Paramitas com a especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação inclusiva e consultora do MEC e Unesco: Patrícia Silva de Jesus.

A proposta do curso é apresentar a Audiodescrição em Produtos Editoriais e materiais didáticos, Sistema Braille, Correspondências Digitais Acessíveis, Descrição de imagens em blogs e redes sociais, livro falado e Mecdaisy. O objetivo é contribuir com a aprendizagem de possibilidades acessíveis de produção de conteúdo digital, de modo que pessoas com deficiência visual possam aumentar sua participação na vida cultural, escolar, acadêmica e social com variadas possibilidades de comunicação.

Descrição da imagem: Sobre um fundo formado por uma fotografia colorida que retrata uma mão lendo numa folha escrita em Braille, está o texto de divulgação do evento. Em letra azul, a palavra

METODOLOGIA

- Apresentação e conceituação de diversas mídias acessíveis, incluindo o Braille, utilizadas em épocas distintas; – Exposição de técnicas de descrição para diferentes tipos de imagens estáticas, em conformidade com as Orientações para descrição de imagem na geração de material digital acessível – Mecdaisy [MEC, 04 de julho de 2012];

- Atividades de descrição de imagem e construção de texto acessível.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Oficina de Braille:

Atividade lúdica na qual, em no máximo 30 minutos, os participantes começam a ler em Braille.

Formatos de livros acessíveis:

Livro Falado, Audiolivro, Livro Digital Falado e Livro Digital acessível, Tocador Mecdaisy: como diferenciar cada um deles?

 Descrição de imagens:

Aplicando técnicas de Audiodescrição em imagens estáticas para livros, blogs, PDF, redes sociais como o Facebook.

O acesso à imagem, para pessoas com deficiência visual, por meio da Audiodescrição, associada às representações em relevo e ao Sistema Braille.

Dados do curso:

Dias 17 e 18 de maio

Carga horária: 16h

Das 9h às 12h – 13h às 17h

Público alvo: educador, profissional do livro, bibliotecário, ilustrador, tradutor, psicopedagogo e interessados no tema.

Valor: R$280,00 ou R$250,00 se pago até 10 de maio

 

 

Dados para depósito:

Identificação: acessibilidade
Banco: Itaú
Agência: 3242
C/C: 10061-2
Instituto Paramitas CNPJ: 10799586/0001-50

Confirmar pagamento pelo e-mail contato@institutoparamitas.org.br

Vagas: 25

INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS AQUI.

Local: Rua Dr. Jesuíno Maciel, 83 – Campo Belo

Cep: 04615-000 – São Paulo – SP

*Os participantes receberão certificado

Opções de hospedagem:

Campobelo Plaza Hotel – 280 metros
www.campobeloplaza.com.br

Hotel Slaviero Slim Congonhas – 1 KM
R. Bra. de Bela Vista, 499
slavierohoteis.com.br

Íbis Congonhas 1 KM
Rua Dr Jesuino Maciel, 83

*a hospedagem não está inclusa no valor do curso

Ministrante do curso

Patrícia Silva de Jesus [Patrícia Braille]

Especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva [UNEB], Consultora da UNESCO no Projeto Livro Acessível [2009 – 2013]; Professora de Tecnologias e Educação [CAPES - UNEB]; Consultora de Tecnologia Assistiva, é atuante na alfabetização de pessoas cegas, Audiodescrição, editoração de livros acessíveis em formato Braille, Livro Falado e Daisy, com trabalhos realizados para diversas editoras e para o Ministério da Educação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9270615740740774

Portfolio online: http://palavrachaveonline.blogspot.com/

Coordenação pedagógica – parceria Instituto Paramitas

Mary Grace Andrioli – Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo com pesquisa a respeito de acessibilidade às tecnologias por alunos com deficiência matriculados no ensino regular no munícipio de São Paulo.  Pedagoga (USP) e pós-graduada em Design Instrucional pela UFJF. Atuou nos últimos 10 anos em importantes projetos relacionados a formação de educadores. Consultora do MEC e Unesco, Cofundadora e diretora pedagógica do Instituto Paramitas

Claudia Stippe – Pedagoga, mestranda em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Consultora da Unesco e do Ministério da Educação em programa para uso de tablets por educadores. Atua há mais de 26 anos na gestão de projetos educacionais para instituições públicas e privadas, tendo realizado com sucesso iniciativas em diversas instituições como: FDE, Canal Futura, TV Escola, Pão de Açucar, Klick Educação. Cofundadora e presidente do Instituto Paramitas.