Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

28-06-2013

Aulas com o Twitter

Usar as redes sociais na educação já é realidade para alguns professores e o Twitter não poderia ficar de fora. Apesar de o usuário poder usar somente 140 caracteres, ele pode ser muito bem aproveitado na sala de aula por professores de diversas disciplinas.

Como a maioria dos alunos está sempre conectada as redes sociais as atividades usando o Twitter tornam a aula mais interativa e fazem com que os alunos prestam mais atenção no conteúdo desenvolvido. Para isso é importante que a rede social seja vista de forma pedagógica pelo professor e que seja explorada de maneira correta. “?No caso de redes sociais serem usadas em processos pedagógicos, cabe ao professor estabelecer a finalidade pedagógica. Sem isso, sobra só a ferramenta. Cabe ao professor vislumbrar as potencialidades pedagógicas das diversas funcionalidades de uma ferramenta de rede social e aproveitá-las (ou não) em seus processos em sala de aula de acordo com seu planejamento, seus objetivos”, ressalta a consultora educacional Sonia Bertocchi.

Para começar, o professor tem que ter bem planejado qual o intuito da atividade e como ela deve ser desenvolvida. Fazer o acompanhamento desse processo é importante para saber se o aluno está conseguindo acompanhar a proposta. “O primeiro ganho? do professor ao planejar uma atividade com o uso de twitter com seus alunos é estabelecer um canal de comunicação com eles em meio digital. Cria-se ali outro vínculo. A partir daí os resultados serão favoráveis na medida em que o professor organizar bem as atividades” destaca Sonia.

Assim como os alunos estão sempre conectados as redes sociais, os professores para fazer esse acompanhamento devem usar regularmente estes recursos, postando materiais e links interessantes e que estimulem os alunos. Desenvolver competências e habilidades que serão usadas durante toda a vida é um dos potenciais da inserção de tecnologias, entre elas as redes sociais, na educação. ”Quando o professor planeja o uso de redes sociais em processos de ensino-aprendizagem, está favorecendo aprendizagens como: comunicação em meio digital, autoria, coautoria, colaboração, engajamento, construção coletiva de saberes, entre outras, como por exemplo, leitura e escrita. Além de estimular o desenvolvimento de habilidades sociais, engajamento e o estar em rede”, diz Sonia. ??

O próprio Twitter já disponibilizou o Guia do Twitter para professores (em inglês) com dicas para quem quer usar essa ferramenta na sala de aula. Veja algumas dicas que podem ajudar.

Use o Twitter com frequência, indicando materiais de estudo e artigos que incentivem discussões.

twitterPublique perguntas instigantes sobre temas relacionados à aula.

twitterCombine com os alunos de fazer uma resenha da aula pelo Twitter em tempo real.

twitterCrie hashtags, as palavras que indicam o assunto que está em discussão que vem antecedidas do símbolo #, para cada tema estudado, isso ajuda a organizar as postagens.

twitterOrganize discussões sobre os assuntos estudados

Confira algumas dicas que estão no blog Lousa Digital, da consultora educacional Sonia Bertochi

Literatura de alta velocidade

Novos modos de ensinar e aprender: 1º e-book da coleção Educação no século XXI

Um passarinho me contou… Uso do Twitter na Educação Básica

Dica de futuro



(Por Jussara Caetano)